slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Resenha] O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares #1 - Ransom Riggs



O Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares
Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya
Páginas: 336
Edição: 1
Ano da edição: 2015
Gênero: Fantasia; Aventura



Classificação: 4/5


ESTE NÃO É UM LIVRO DE TERROR!


E esta não é uma frase fática, é uma opinião literária. Confesso que quando vi o livro, desejei muito ele e achei que realmente fosse o estilo de terror. Mas, antes mesmo de o adquirir, soube que não era. Mesmo assim, eu precisava dele. Se você gosta de fantasia, magia, viagem no tempo e suspense gótico, eis a oportunidade.

Começando pela parte gráfica, é um livro lindo. As fotografias são o que embelezam o livro, e, segundo o autor, são cópias de fotos originais, das quais apenas algumas precisaram de modificação ou reparo. Algumas fotos simplesmente não têm nada de assustador e, estranhamente, ainda assim, podem provocar uma sensação estranha. Algumas são do próprio autor e a maioria de outros colecionadores. E foi nessas fotografias que Riggs se inspirou para escrever. A foto abaixo foi uma das que eu mais gostei:






Já a foto seguinte eu separei porque não retrata pessoas, nem animais, mas uma ilustração. Para vocês terem noção da diversidade das fotografias:




O primeiro contato com as imagens pode assustar, mas a medida que a leitura flui, a gente percebe e entende o que são e quem são aquelas pessoas. E, no meu caso, passa a gostar delas. Inclusive as páginas indicativas dos capítulos são também diferenciadas, em um estilo e cores em preto e branco amarelados, gótico e romântico, planejados para lembrar décadas que não as nossas mas, ainda assim, familiares.





É também curioso ressaltar que esse foi o primeiro livro publicado do autor e já foi sucesso de vendas. Jacob, o protagonista, quando criança sempre ouviu seu avô contar histórias extraordinárias sobre um orfanato em uma ilha no qual viveu em sua infância e adolescência e sobre as pessoas com as quais convivia. Jacob acreditou em tudo até alcançar a adolescência, quando decidiu que tudo não passava de contos de fadas. Mas, de repente, tudo muda em sua vida e ele se vê forçado a embarcar em uma longa viagem em busca da verdade.


  “Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo”


O livro, juntamente com as fotografias, é repleto de mistérios e, com isso, permite que a leitura possa se transformar em uma busca desenfreada pelo final. Um leitura fácil e leve, com uma linguagem acessível, diálogos desenrolados, o livro é “devorável” em poucos dias.

Além de ter a continuação já lançada no Brasil sob o nome Cidade dos Etéreos (minha próxima aquisição, inclusive), por outra editora, a Intrínseca, a obra se revelou uma trilogia e já tem a capa e o nome de seu último livro revelada, Library of Souls - Biblioteca das Almas (tradução livre). Ambos têm capas tão atraentes quanto a primeira. Na minha opinião, a capa original do último livro é perfeita, muito fofa.




O filme baseado neste primeiro livro de Riggs tem lançamento previsto para setembro e, além de ter direção de Tim Burton, ainda tem a atuação da linda Eva Green. O trailer é eletrizante. Então esse seria um filme a que eu assistiria só por causa desses dois "divos".





Para quem se identifica com o estilo fantasioso, vale muito a pena investir na leitura. E, consequentemente, no filme também. Eu mesma já estou aguardando ansiosamente por tudo.



4 comentários:

  1. Outro livro da Dark Side que estou mega louca para ler! Sério que achei que fosse um terror, mas agora que vi que não é fiquei mais curiosa ainda! O fato de já ter um filme a ser lançado sobre ele nos dá uma vontade maior de ler, adorei!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian.

      Embora pareça ser da DarkSide, esse livro foi lançado pela Leya. Mas só o primeiro, pois o segundo foi lançado pela Intrínseca. Não é terror mesmo. Algumas partes do livro até podem ter um certo suspense, acompanhado pelas fotografias, e o filme com certeza terá também, mas você vai amar os personagens.

      Espero que você consiga ler antes de filme. Pelo trailer, já vi que mudaram umas coisinhas, que nem posso comentar haha

      Boas leituras.

      Excluir
  2. Olá Alana
    Amei sua resenha e fiquei roendo as unhas de ansiedade para ler o livro rsrs
    Gosto da narrativa com um Q de fantasia, meio gótico, meio sombrio, tipo deixa a gente em suspense pela próxima página.
    Sou fã numero 1 de livros únicos, mas confesso que estou louca por essa trilogia, livros que compraria só pelo título rsrs
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luli.

      Fico feliz pelo efeito da minha resenha e entendo você, porque estava assim antes de colocar as mãos neste livro.
      Você descreveu direitinho o tipo de narrativa que eu também gosto.
      Eu não tenho essa acepção entre livros únicos ou seriados, só lamento pelo tempo do mundo todo que não tenho haha
      Espero que você consiga ler logo!

      Beijos e boa leitura.

      Excluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo