slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Resenha] Não se apega, não - Isabela Freitas



Não se apega, não
Autor: Isabela Freitas
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Edição: 1
Ano da edição: 2014
Gênero: Ficção; Literatura Nacional; Não-ficção; Autoajuda.

Classificação: 3/5

SINOPSE

Tudo começa com um ponto-final; a decisão de terminar o namoro de dois anos com Gustavo, o namorado dos sonhos de toda garota. As amigas acharam que Isabela tinha enlouquecido, porque, afinal de contas, eles formavam um casal per-fei-to! Mas por trás das aparências existia uma menina infeliz, disposta a assumir as consequências pela decisão de ficar sozinha. Estava na hora de resgatar o amor-próprio, a autoconfiança e entrar em contato com seus próprios desejos. Parece fácil, mas atrapalhada do jeito que é, Isabela precisa primeiro lidar com o assédio de um primo gostosão, com as tentações da balada e, principalmente, entender que o príncipe encantado é artigo em falta no mercado.




RESENHA

Ao contrário de alguns resenhistas e, apesar do título, eu não achei que este livro fosse de autoajuda, pois havia lido a capa e havia percebido perfil do público que mais amou esse livro, dentre muitos adolescentes. E certamente autoajuda não é algo que encanta essa horda de adolescentes. Mas, também, me surpreendi pela pegada de autoajuda de uma forma diferente, leve e bem descrita. E, como vocês podem ver na classificação do gênero que eu descrevi, ela também é meio confusa, não é? Como pode ser ficção, não-ficção e autoajuda ao mesmo tempo? Pois é, eu também ainda não entendi. Mas explico.

Eu peguei este livro sem grandes expectativas, apenas com a intenção de matar a curiosidade de tanto amor brasileiro por esta obra e para embarcar em algo leve, após uma leitura fantástica e densa do Stephen King. Confesso que comecei a ler e os conselhos do começo e a divagação reflexiva é muito estilo autoajuda, e essa sabedoria absolutista não combinava com a garota imatura que estava sendo descrita, cuja vida estava sendo dramaticamente descrita como bagunçada (logo quando eu tinha acabado de ler Misery hahaha – aquilo sim, é vida bagunçada). Então passei uns dois dias sem vontade alguma de continuar, mas me obriguei para terminar e porque eu já tinha percebido que a leitura fluía e que tinha várias partes divertidas.

Além disso, ainda tinha algo que me incomodava: Isabela Freitas, a autora, também é a personagem principal do livro. E eu comecei a ler achando que aquela era uma obra autobiográfica. E na medida em que eu lia, eu me incomodava com tamanha exposição.

“Poxa, Isabela, você realmente contou tudo isso?”
“Se tudo isso aconteceu e você expos aqui, mesmo trocando os nomes das pessoas, isso é muito chato, sinceramente.”
“Não, não acredito que você está contando isso...”

Só depois de ler os dois livros eu pesquisei e descobri que, apesar de ser baseado (ufa!) na sua personalidade e em alguns acontecimentos, os personagens e a trama são ficcionais. Depois de saber disso eu pude reavaliar e vi que gostei da criatividade da autora, pois o que realmente me prendeu do meio do livro ao fim, foi saber o que iria acontecer com Isabela, ou seja, algumas partes cheias de conselhos eram legais, mas eu preferia a história.

Isabela Freitas sabe como contar histórias e criar tramas, embora o tempo todo eu me lembrasse daqueles filmes de comédia romântica que passavam (ainda passam? Eu sou desatualizada sobre programas nacionais de TV) na sessão da tarde. Poxa... Daria um filme mesmo, deste gênero. Então, o público infanto-juvenil e adultos na faixa dos 20 anos realmente deve ter adorado o livro.

Finalizando, eu gostei da forma que Isabela conta histórias, dos diálogos leves e engraçados, das tramas de uma jovem adulta (embora baseadas em vários dramas da nada-fácil-vida-de-adolescente), da identificação com o jovem contemporâneo e com a linguagem também, da visão otimista (resquícios da linha autoajuda), além da diagramação do livro, ele é muito lindo, amei as cores e o design feito para lembrar tweets e o espaço virtual das redes sociais; e, embora seja um livro “mulherzinha”, amei a capa minimalista. Por todos esses pontos positivos, eu o classifico com 3/5.




E vocês, o que acharam do livro?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo