slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Resenha] O advogado - John Grisham


TÍTULO: O Advogado
Autor: John Grisham
Páginas: 356

Sinopse: ‘O Advogado’ reúne doses exatas de suspense e ação, no estilo que marcou o sucesso de John Grisham em todo o mundo. A história deste thriller gira em torno de um bem-sucedido advogado, que trabalha para uma gigantesca firma em Washington, e sua abrupta e radical mudança de vida. Após ser mantido, junto com outros companheiros de trabalho, como refém por um sem-teto, Michael repensa seu futuro. O encontro violento o leva a descobrir as razões que fizeram o mendigo cometer o crime.
Michael investigou e descobriu tratar-se de um doente mental, um veterano de guerra, há muitos anos entrando e saindo de abrigos para os sem-teto. Pesquisou um pouco mais e desvendou um terrível segredo, que, curiosamente, estava relacionado com a empresa onde ele trabalhava, a poderosa Drake & Sweeney.

O que leva Michael a dar uma guinada radical na vida: deixa a firma e decide ser advogado dos sem-teto. Mas leva com ele um arquivo ultra-secreto. São documentos altamente comprometedores. Que fazem com que Michael passe a ser o objeto de uma feroz perseguição.
A narrativa de John Grisham prende a atenção do leitor não só pela bandeira em defesa de uma ação mais efetiva em favor dos sem-teto, mas, principalmente, pela sensibilidade com que o tema é tratado. O advogado esgotou rapidamente uma tiragem de 2,8 milhões de exemplares nos Estados Unidos.


Já havia lido outros títulos desse autor. E o que posso dizer de “O Advogado”? Esse livro é um tapa na cara da sociedade. Já explico o motivo...


Michael é advogado de uma grande firma, a Drake & Sweeney. Rico, não liga muito pra o que acontece à sua volta, com problemas no casamento, pois seu trabalho requer demais do seu tempo e ele acaba sem dar tanta atenção assim à sua mulher.

Até que um belo dia (não tão belo assim) um sem-teto faz de refém ele e mais alguns colegas de sua firma. A todo o momento este sem-teto faz perguntas do tipo: O que vocês comeram ontem? Quanto gastaram no almoço? Sabia que isso daria pra alimentar muitos sem-teto?

Michael começa a pesquisar sobre a vida desse homem, de onde ele veio, onde dormia. O advogado então encontra todo um mundo esquecido pela população. Encontra pessoas que não tem onde dormir, não tem o que comer, que passam fome e frio. Pessoas que se prostituem, que usam drogas e que a sociedade em geral não faz nada pra ajudar.

A vida de Michael muda totalmente depois desse episódio. Ele resolve sair da firma e advogar para as pessoas mais carentes. Com um salário bem inferior ao que ganhava, sua vida muda da água pro vinho.

O agora advogado dos mais carentes descobre que a firma em que ele trabalhava está envolvida em alguma coisa grave. Pra tentar desvendar mais este mistério, Michael acaba levando consigo alguns documentos importantes da empresa. Perseguido, poderá perder sua liberdade. Michael descobre que outras coisas são mais importantes que dinheiro.

John Grisham mais uma vez me encanta com seus livros. Sou advogada, por isso estes temas já me atraem por natureza, ainda mais porque a escrita dele me envolve muito! Como falei antes, a história é um tapa na cara da sociedade. Quantas pessoas passam necessidade e a gente simplesmente ignora?

Cada livro uma lição, um aprendizado.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo