slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Resenha] Divergente - Veronica Roth

Livro: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2012 (Brasil)
Páginas: 504

Sinopse: Uma escolha pode mudar toda a vida de Beatrice! Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
....
Um mundo distópico. Uma sociedade dividida em facções. Cada pessoa, ao completar 16 anos deve escolher uma das cinco facções a partir de um teste de aptidão. E se o resultado foi inconclusivo? E se você tiver aptidão para mais de uma facção?

É neste mundo que vive Beatrice Prior. E, no dia que ela completa seus 16 anos tem que escolher se vai ficar na Abnegação, que é a facção dos seus pais, ou se escolhe outro destino para sua vida. 


São cinco facções: 
Abnegação
Amizade
Erudição
Franqueza 
Audácia
           
A leitura flui facilmente e muitos de vocês já devem conhecer o que se passa em Divergente. 
        
         A abnegação é formada por pessoas que se vestem de maneira bem simples, ninguém pode ser vaidoso e não tem permissão nem de se olhar no espelho. Pois é... a facção mais chata que existe!

        O pessoal da amizade parece que não faz nada, fica só ali de boa, conversando kkkk. A Erudição é aquele povo metido a inteligente, a Franqueza fala o que vem na cabeça (a área do direito tá aqui, pois seria uma facção formada pelas pessoas mais sinceras/honestas que existem).

        E, por fim, a audácia... Formada por jovens/adultos que adoram pular de prédio e testar quantas vidas ainda restam a perder. Fazem a segurança da cidade. 



         Em muitas partes da história achei um tanto quanto parado. O filme teve mais ação que o livro...       Além disso, não deixou muito claro o que é ser de fato um Divergente. A explicação foi um pouco fraquinha. Pelo título do livro, achei que teria uma explicação bem melhor sobre essa coisa. 
 Vamos ver se melhora no livro dois.

A intenção da autora em dividir um mundo em facções foi bem inteligente, mas a explicação sobre a divergência achei um pouco falha. Dos mundos distópicos que já, li ‘Jogos Vorazes’ foi o que mais gostei!! 

        
      Ganhei essa coleção no meu aniversário e percebi (somente quando já estava lendo o livro) que estavam faltando 30 páginas. =/ Mas ai baixei a versão digital, li o que faltava e depois continuei lendo o livro físico. Entrei em contato com a editora e ela prontamente me enviou um livro novinho!!
         

O livro é bom! Mas poderia ser melhor... Vamos esperar por Insurgente (que pretendo ler ainda esse ano!)




7 comentários:

  1. Eu comecei a ler no ano passado mas achei chato e abandonei, quem sabe um dia resolvo ler não é mesmo?
    Beijos
    http://guriadopudim.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jasmine... a minha leitura tá parada também!
      Não sei quando vou continuar, espero que ainda esse ano!

      Beijão!

      Excluir
  2. Oii Jessica

    Eu li faz uns dois anos, amei o livro, mas não sei o que aconteceu acabei passando outras leituras na frente de Insurgente e terminei não prosseguindo com a série. Agora ja nem me animo. Acho que irei conferir Convergente e Ascendente os filmes mesmo e já está... Até gostaria de ler ainda a série mas sei que não vai rolar, sempre outra história acaba me chamando mais a atenção

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos vc é bem sincera em dizer que acha que não vai ler kkk
      Eu pretendo acabar, Alice. Pelo que sei, mudaram muito o filme.
      Então, vamos lá ne? Ver se vou gostar mesmo =)

      Beeijos!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jéssica!
    Eu particularmente gostei bastante dessa trilogia, uns livros mais outros menos. Mas os filmes me decepcionaram tanto que eu acho que de alguma acabou refletindo nos livros, mesmo que eles sejam absurdamente diferentes! Eu tô com o livro "Quatro" aqui ha um tempo e ainda não peguei pra ler, mas pretendo lê-lo em breve pra lembrar o que me fez gostar tanto dessa distopia. Acho a trilogia muito bem escrita e com história e personagens muito bem construídos. Espero que goste mais dos próximos livros.

    Beijos
    Jéssica
    https://reviewiing.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Jéssica!
      Eu li Quatro!! Esperava saber mais sobre o lance dele com Beatrice (até tem algumas coisas, mas não tanto quanto eu gostaria).

      Não chega a ser um livro que prende o leitor, mas acho que pros fãs de divergente ainda vale a leitura.

      Obrigada pela visita!!
      Beijos da outra Jéssica kk

      Excluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo