slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Filme] Lar para crianças peculiares




Nossas impressões...

Eu li apenas o primeiro livro. Jéssica já leu o primeiro e o segundo. E, por isso, eu e a Jéssica fomos ao cinema semana passada verificar o nosso esperado Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares que, por sinal, no Brasil recebeu a titulação de Lar para Crianças Peculiares – eu e meu problema com títulos adaptados -, e, como duas leitoras sem tempo para nada, mas que, ainda assim, vivem devorando livros, aos cochichos ficamos fazendo comparações do início ao fim.


Em primeiro lugar, quero declarar que gosto muito do trabalho de Tim Burton, e de quase tudo estranho que ele consegue produzir, e que eu sou cada vez mais fã do trabalho da belíssima e peculiar atriz Eva Green (Cruzadas; 007 Cassino Royale; 300 A Ascensão do Império; Penny Dreadful). E ela foi um dos motivos que fez minha ida ao cinema valer a pena, pois considero o trabalho dela espetacular.





O filme, apesar de ter 127min, passa a impressão de ser tão curto quanto a leitura do livro. Quanto ao conteúdo do filme analisado de forma independente  (pensando em um roteiro original), é muito bom, e para quem não leu o livro e tiver apenas a perspectiva do filme, haverá, sem dúvida, uma noção de que essas crianças são verdadeiros mutantes (ao nível X-men) sem um professor Xavier (infelizmente).

Mas, gente, quanto à adaptação eu e Jéssica ficamos decepcionadas. Tá, compreendemos que muita coisa precisa ser cortada, que algumas cenas são mais espirituosas quando representadas de outra forma, mas... algumas coisas são inaceitáveis.

(advirto que se você ainda não assistiu ao filme ou leu o livro e acha que as comparações podem interferir sua opinião, a análise abaixo pode conter SPOILERS):



- Quem está com o Jacob quando ele encontra o avô dele naquela cena marcante não é a colega de trabalho, é um amigo seu, que é totalmente inexistente no filme;

- Seu psicólogo, na verdade, no filme é representado por uma mulher, e não usa óculos (quem leu, sabe por que é relevante e porque no livro ele usa óculos sim) e tem uma participação mais relevante nas decisões de Jacob;

- A mais absurda troca foi da peculiaridade da protagonista que é o affair de Abe e Jacob (o neto): eles trocaram as peculiaridades de duas personagens. No livro, Emma, a principal, tem a peculiaridade de fogo; e a Olive tem a peculiaridade de ar, sendo por este motivo que ela usa sapatos de pesados para não flutuar; no filme eles trocaram os poderes, e isso está errado;




- Sem contar que o Jacob do filme tem uma péssima pontaria e isso é ridículo, uma vez que ele assume a responsabilidade de tentar defender as crianças, e essa provocação de risos torna o filme mais infantil ainda;



- O final do livro acontece todo na praia e a Ave não está nele (por motivos de segurança não direi porquê), foi mudado e algumas coisas que acontecem no segundo livro já estão no final deste filme.

Enfim, pelos motivos que expus, a adaptação para mim foi uma decepção, e isso ainda mais levando em consideração os trabalhos de Tim Burton e de Eva Green. O filme passou a ser um clichê sobre pessoas com poderes, exceto pela parte das fendas no tempo (e essa ideia também não é original). Acho que vou me ater à leitura dos livros mesmo.

Contem o que acharam.

31 comentários:

  1. Oiii Alana

    Infelizmente conheço muita gente que se decepcionou com a adaptação. Ainda não li o liro e ja tenho a trilogia completa aqui pra ler, quero ler esses livros antes de conferir a adaptação mas te confesso que com tanta critica ruim nem sei se irei mesmo querer ver essa adaptação. Tim Burton é um gênio, amo o trabalho dele em Alice por exemplo, mas parece que com a adaptação da Srta Peregrine e as crianças peculiares não foi tao bom assim...

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice

      Pois é, a decepção foi bem grande, e olha que evitei opiniões antes de assistir, para que eu ficasse com uma impressão bem original. Mas me juntei ao grupo dos decepcionados haha
      Sinceramente, lendo os livros e assistindo ao filme são dois caminhos diferentes... Você pode até gostar de um, mas será em sacrifício das diferenças do outro.

      Quando ler, opine.

      Beijos

      Excluir
  2. Todo mundo que vejo comentar do filme se decepcionou, eu entendo que é adaptação, mas alterar o protagonista não dá.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Alana!


    Eu gosto de analisar o livro e filme separadamente. A troca de peculiaridade não me incomodou muito, mas eu esperava bem mais da Eva, afinal, a Peregrine é uma personagem tão marcante! Tb não curti o humor no meio da ação com o Jacob errando a pontaria e não enxerguei o toque do Tim Burton no filme, uma pena.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele

      Sim, a Peregrine é uma personagem grande, e esses detalhes fizeram falta.
      Acho que o toque do Tim Burton mais marcante e independente dos livros foram as caveiras que ganharam vida.
      Uma pena mesmo.

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi, Alana!
    Eu fui com um amigo que leu assistir esse filme e ele também não gostou das mudanças. Como não li e nem sei se vou ler, eu curti o filme.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe do sorteio Halloween Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza.

      Essa é a vantagem de não ter lido, gostar do filme haha

      Beijos.

      Excluir
  5. Oie
    Todo mundo que vejo falando desse filme se decepcionou, me dá uma raiva se vejo que mudaram coisas muito significantes no livro, no filme. E por isso acho que nem vou assistir, li o primeiro livro e pretendo ler os outros. Adorei saber sua opinião.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa.

      Raiva compartilhada haha
      Fica com os livros, é o melhor.

      Beijos

      Excluir
  6. Oi Alana!
    Adorei vir aqui pela primeira vez e já dar de cara com a sua crítica sobre o filme! Eu adorei o primeiro livro, o segundo foi meio "bosta" (desculpa a boca suja!) e o terceiro tá aqui na estante pra ler. Quando fiquei sabendo da adaptação do primeiro livro e, de quebra, com dedo do Tim Burton na trama, fiquei maluquinha da Silva! Estava contando os dias pro primeiro trailer sair. Quando saiu e veio a primeira decepção, já não quis tanto assim assistir o filme (tanto que não o assisti até hoje). Acontece que ver que trocaram a peculiaridade da Emma pra mim foi o fim da picadaaaa!!! Aiai...
    Mas ainda assim, eu o assistirei. Sou teimosa, sou dessas!
    shIUAhsiuHAs
    Adorei o seu blog! Tô te seguindo e voltarei sempre!
    TE convido a nos fazer uma visita!


    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi

      Aaaah então você me compreende. Achei isso um absurdo, tio Burton que me desculpe hahaha
      O bom de se provar algo mesmo contra as críticas é ter sua opinião original.
      Já estou te seguindo também!

      Obrigada.

      Beijos.

      Excluir
  7. Oi
    que pena que se decepcionou com o filme, o trailer fazia parecer legal.
    nem li o livro ainda só que quero ler e também assistir o filme, mas foi bom ver sua sinceridade.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise

      Foi uma pena mesmo.
      Leia e assista, e depois diz o que achou, é bom para as próprias conclusões.

      Beijos.

      Excluir
  8. Eu só li o primeiro livro, ele é incrível, eu adorei, não é meu favorito mas é muito bom. Confesso que estou com medo de assistir essa adaptação, ainda não ouvi uma pessoa que tenha lido o livro falando bem desse filme, todo mundo se decepcionou, eu fiquei pasma, porque num filme onde se tem Tim Burton como diretor e Eva Green atuando, eu achava que seria impossível ficar ruim, imagine péssimo, fiquei triste :(, enfim, beijos minha linda, adorei ler sua opinião!

    https://sejaumunicornio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariadne

      A decepção foi geral, e acho que principalmente pelo diretor e pela atriz.
      Mas o filme se salva para quem não leu os livros haha
      Obrigada pela sua opinião também.

      Beijos querida!

      Excluir
  9. eu ainda não li o primeiro livro, e está aqui na minha lista para este mês.
    Mas acho tão incrível a forma como esta história foi montada.

    beeijão :)
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol

      É incrível mesmo, o problema é a comparação entre os livros e o filme, mas é bom tirarmos nossas próprias conclusões.
      Espero que você leia logo haha

      Excluir
  10. Oi, Alana! Tudo bem? Eu não li o livro, então é provável que ia curtir o filme, mas se tivesse lido ia ficar revoltado. Odeio quando fazem muitas mudanças nas adaptações!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, flor!
    Nossa, odeio quando adaptação não supera as expectativas!
    Estou louquinha para ler o livro e já entristeço em saber isso do filme.
    Quando a adaptação é ruim eu nem termino de assistir, já abandonei muito filme no começo!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thay.

      Foi grande a frustração, realmente.
      Mas vale a leitura do livro.
      E se você tentar assistir ao filme, com certeza vai abandonar esse haha

      Beijos.

      Excluir
  12. OI OI OOOOOI!

    nesse exato momento eu tô lendo o primeiro livro e confesso que corri da parte com spoilers, desculpa :( HAHAHAH
    tenho ouvido muita gente dizendo que o Tim Burton acabou fazendo um nada a ver e acredito. Apesar de amar o diretor e boa parte do que ele fez, eu também achei o primeiro Alice bem blé :(
    Tim, casa de novo com a Helena Boham Carter pra ver se o negócio flui ! HAHAHAH

    beeeeeeeijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heeeeellz

      hahahaha eu acho que eu não teria corrido para os spoilers hahaha
      Exato, amo o diretor, mas Alice eu também concordo com você, e nesta adaptação então...
      Pedido de casamento apoiado hahaha

      Beijo.

      Excluir
  13. Oi alana, eu de novo! HAHAHAHA
    vim aqui pra te responder o comentário da Marilyn:

    Então, eu só tive contato com apenas uma biografia dela (fato que eu pretendo reverter em breve porque tô obcecada HAHHAHA), que foi um livro de bolso escrito pela Anne Plantagenet. De toda forma, é fascinante, porque a gente conhece o outro lado, sabe? O cinema só mostrou a beleza e a inocencia forçada dos papeis, mas ela era muito além disso... com muitos demônios pra enfrentar todos os dias e sonhos mais comuns do que a gente imagina que uma estrela de hollywood teria.
    Leia algo dela, acho que você realmente vai curtir :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellz...

      Maior prazer em ter você de volta.

      Exatamente, apesar de eu nunca ter lido nenhum relato biográfico dela, o filme a que assisti Sete dias com Marilyn, e amei, pois mostra uma boa parte da fragilidade dela, e foi a partir daí que a história dela me chamou atenção.

      Definitivamente eu vou ler algo dela sim.
      Obrigada por vir aqui me responder.
      Beijooooooo.

      Excluir
  14. Olá Alana, tudo bem?


    Esse história de livro vs filme é longa e sempre nos decepcionamos....kkk...mas o que eu quero mesmo é ler os livros....kkk...mas bom saber a sua opinião....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco.

      Leia mesmo, pelo menos com os livros eu encontrei satisfação.

      Abç

      Excluir
  15. Olá!
    Ual... Quantas mudanças, eu juro que não sabia! Como eu disse, só vi o filme e não terminei a leitura, sabia que o começo tinha mudado bastante, mas trocar a peculiaridade? Isso foi bem ruim em!

    Adorei sua resenha viu?
    Beijão,
    Lua.
    http://www.a-toca.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua.

      Foram bem ruins mesmo as mudanças.
      Fico feliz por contribuir com novidades.
      Obrigada.

      Beijos.

      Excluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo