slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Resenha] Lavínia e a Árvore dos Tempos - Lucinei M Campos

Livro: Lavínia e a Árvore dos Tempos
Autor: Lucinei M Campos
Produção Independente
235 páginas
Sinopse: Imagine se você ganhasse de presente uma fada, para passar um ano humano inteirinho com você? Esse foi o presente de Lavínia, uma menina de 9, quase 10 anos, um pouquinho diferente das meninas de sua idade.
Mas, e se essa fada também fosse um pouco diferente das fadas tradicionais, essas que a gente vê nos contos? Pois é, Lorivaldo é assim: uma fada homem, bem rabugenta, que detesta seres humanos e carrega como instrumento uma peixeira, ao invés de uma varinha.
E se você descobrisse que existem outros seres que nunca havia visto antes? Goblins, faunos, boitatás, ninfas, curupiras, dentre outros, irão integrar essa aventura, aonde Lavínia se descobrirá em um mundo misterioso e mágico, que mudará a sua solitária vida. Dos galhos de uma imponente árvore, a àrvore dos Tempos, que dá pergaminhos no lugar de grutos, traços de que coisas misteriosas e em comuns há entre Lavínia e Lorivaldo e o mundo ao quais pertencem.

"Eu tenho uma fada e não tenho medo de usá-la"
Tem como não se apaixonar por Lavínia?   
        
A nossa história se inicia com Lavínia, 9 anos (quase 10). Sofre bulling na escola. A coitada sofre tanto com isso que tem que se esconder na hora do recreio pra conseguir lanchar, porque quase todos os seus colegas começam a encher seu saco! 

Além disso, quase sempre ela leva uma advertência da professora (porque a nossa pequena sempre chega atrasada da aula, voltando do seu esconderijo).

O único amigo de verdade que Lavínia tem é Leo, que mora perto da casa dela. A amizade dos dois é muito forte, são muito unidos. Leo representa um papel importante na história, dando apoio e força a Lavínia sempre que ela necessita. 

A vida de Lavínia vai passando normalmente até que um belo dia ela acorda com um sujeito baixo, carrancudo e com uma peixeira dentro do seu quarto. Eis que surge LORIVALDO. A fada madrinha de Lavínia.

Mas, como assim uma fada homem? E como assim uma varinha em forma de peixeira?

Lorivaldo é sim uma fada, que está cumprindo uma espécie de “pena” e tem agora que proteger a pequena Lavínia. Mas proteger de que?

Criaturas que querem ver a criança em perigo. E escolheram justo essa fada, que odeia humanos, pra proteger a criança. 

"Lavínia estava muito assustada com aquilo. Uma árvore que poderia ter lhe matado, isso sim era muito estranho, até mesmo para ela, que acabou de ganhar uma fada homem. Entretanto, o que mais lhe deixava espantada era que, justamente a sua fada ficara longe vendo o que acontecia." 
Pois é... a proteção de Lorivaldo está deixando a desejar. Apesar de ser uma fada não tão "do bem " assim, eu consegui rir em várias cenas em que Lorivaldo aparece. E esperando aquele momento em que ele vai se arrepender de todo o mal e virar bonzinho. 

Sem contar mais detalhes, pois eu estragaria a surpresa da história, o livro conta com muita magia, trazendo vários personagens da cultura brasileira, do nosso folclore, como o curupira e o boitatá.
Achei muito legal essa inserção da nossa cultura na história.

Em relação ao título, Árvore dos Tempos, imagine como sendo uma espécie de profecia estilo Harry Potter. Vocês vão entender quando lerem o livro haha

É um livro infantil, mas traz muitos ensinamentos que acho de extrema importância para o crescimento da criança, como a importância da amizade, de preservação da natureza, o quanto a vingança pode ser prejudicial, entre várias outras coisas. 

O livro se passa em dois ambientes. Parte da história se passa aqui no Brasil e algumas partes em um mundo mágico. O autor soube unir os mundos muito bem.

Lavínia vive aventuras incríveis com Lorivaldo e Leo, que aprendem lições pra vida inteira. Ela agora tem uma fada, e não tem medo de usá-la. 

A produção do livro é totalmente independente, a capa é LINDA, diagramação e folha também não tenho o que reclamar. São amareladas, facilitando a leitura ainda mais.


Para quem curte o estilo, para as mamães que querem algum livro bacana pros filhotes lerem, essa é uma ótima opção. Adultos também vão se emocionar com a história, eu particularmente gostei muito!

Se quiserem saber mais sobre a vida do autor, leiam aqui.






8 comentários:

  1. Respostas
    1. Ah, muito bom mesmo!!
      Valeu mt a pena ler.
      Beijos

      Excluir
    2. Que bom que gostou, Luiza Helena, espero que possa um dia viajar por essa magia!
      Beijos.

      Excluir
  2. Oie
    Achei bem legal a proposta do livro, e sempre é bom ver dicas de livros juvenis. Adorei o seu blog.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa, obrigada pela visitinha.
      é bem legal mesmo!! Eu adorei =D
      beijão

      Excluir
  3. Oi, Jéssica! Tudo bem? Adorei a capa e a premissa do livro e seus comentários só me fizeram ficar bem interessado em lê-lo. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas obrigada =D
      Sua opinião é muito importante pra nós!!

      Beijos, Jeh

      Excluir
  4. Olá, Jessica.
    Eu sou suspeita para falar desse livro e dos outros do autor porque eu gostei muito, muito mesmo!
    Achei incrível a sacada do Lucinei de criar uma fada que é homem e uma varinha em forma de peixeira! E mais incrível ainda, todos os ensinamentos que a leitura pode proporcionar para os leitores, principalmente as crianças e mesmo assim não limitar o público, já que os adultos também se divertiram muito com a história.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo