slide

menu em imagem

Image Map

Use #colecionadoresdelivros no Instagram

[Resenha] Cidade dos Etéreos #2 - Ransom Riggs

Cidade dos Etéreos

Série: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares # 2

Autor: Ransom Riggs | Tradutor: Fernando Carvalho
Editora: Intrínseca | Edição: 1
Ano da edição: 2016 | Páginas: 384
Gênero: Fantasia


Sinope

Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.

Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época — tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante


O término do primeiro livro foi feito com muita empolgação (O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares), mas esta, por sua vez, foi um pouco esfriada pela avaliação do filme (que eu deixei aqui). O fato se soma à ressaca literária do livro The Kiss of Deception (resenha), pois eu ainda estava de boca aberta de frustração por ainda NÃO TER o segundo livro. Ainda com a boca aberta, peguei Cidade dos Etéreos para começar a ler, e, com tanto tempo livre que estou tendo, levei 7 dias para ler.



Explico, o livro não é ruim, e por um momento eu até achei que fosse por causa da ressaca literária, mas depois descobri que o livro tem um desenrolar meio lento, com muita coisa dando errado, com o esperado desenvolvimento das personagens demorando e, ainda mais frustrante para mim, que os considero os X-men desnorteados, tanto poder só é lembrado de ser usado nas situações mais extremas. Por tudo isso, a leitura foi mais lenta, porém, nos últimos capítulos, as páginas voam. Sim, acontecem algumas reviravoltas, o autor soube pregar uma boa surpresa (que embora um bom fã não vá gostar, mas um apreciador da leitura vá parabenizar o autor pela perspicácia) e isso nos faz correr desvairados para saber o que acontece e, de repente, o livro acaba hahaha sim, foi uma louca experiência a ação que invadiu as entrelinhas! E, mais uma vez, eu não tenho o terceiro livro. Ainda.


Os personagens passam o livro quase todo com muito medo e Jacob passa muito tempo confuso, negando exploração de sua peculiaridade por falta de crença, desnorteado e agindo, na maioria das vezes, como crianças que são. Mas há fatos positivos: já perto do final do livro, o Jacob se desenvolve como peculiar, como jovem adulto e nas suas próprias determinações. E isso é bom de se sentir, segurança no personagem. Sei que as circunstâncias forçam todos a se sentirem inseguros no começo, mas quando um personagem adquire segurança, eu fico doida.


Tive a impressão de que este livro tem mais fotografias do que o primeiro, porém menos intrigantes, porque algumas você simplesmente sabe que foram montadas digitalmente, como essas:






Uma das que me intrigaram foi essa (eu olhei pra essa foto e pensei WTF? Alguém me explica?):




Em um momento em que os leitores brasileiros estão exigindo, além do conteúdo, o design digno de um bom livro, o segundo livro foi lançado pela Editora Intrínseca, tendo sido lançado em capa dura muuuito linda, com minimalismo no título na frente, uma cor diferenciada e acompanhada pelo jacket (que é essa sobrecapa que pode ser retirada e encaixada, com a arte do livro original), vejam:






Meu problema é ter comprado o primeiro livro lançado pela Leya e, agora, ainda mais tentação: a Intrínseca lançou recentemente, além do terceiro livro, o primeiro acompanhando o padrão de arte.


Para quem acompanha a série, tendo lido o primeiro livro, eu lhe garanto, tenha paciência com o começo do segundo livro, porque vai valer a pena.



26 comentários:

  1. Oi, Alana!
    Todo mundo fala bem dessa série, mas não tenho a menor vontade de ler :(
    Eitchan que odeio quando os livros mudam de editora por conta desse problema das edições combinarem.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção de seis anos de Caverna Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza

      O ruim de uma série virar uma febre é que você realmente tem que ter um bom senso crítico para ler/assistir e decidir por conta e risco se ela é realmente boa ou não, pois o fato de uma maioria querer/gostar não é justificativa para que a gente seja obrigada a gostar hahaha

      Mas espero que algum dia você mude de ideia, tenha a chance de comprar pela Intrínseca e possa dar sua opinião.

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi,

    Adorei a resenha! Tenho muita vontade de ler.

    Abraços...

    blogmichaelvasconcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michael.

      Espero que você possa ler logo.

      Abraço.

      Excluir
  3. Oi Alana, tudo bem?

    Eu gostei muito do primeiro e apesar de parece ter caído na maldição do segundo livro rsrsrsr, eu ainda quero ler Cidade dos Eteros. Fico feliz em saber que no final Jacob amadurece como peculiar. Estou na ansiedade pra conferir e realmente a arte parece ser linda!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi.

      hahahaha a maldição do segundo livro é uma pedra no sapato. Mas a gente supera. Mas como você já leu o primeiro, pega ele, lê, confere o amadurecimento dele, e tenha paciência com a leitura, pode ser que de tanto eu falar, você supere rápido e leia mais rápido do que eu.

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi!!!
    Ai mds, ansiosa pra ler, eu ainda não terminei o primeiro, mas eu já sou apaixonada!
    Adorei seu post, bom ler uma outra opinião e eu acabo abandonando os livros quando o desenrolar é muito lento, mas vou ser forte e ler!
    Beijos!

    http://www.a-toca.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua!

      Se já está apaixonada pelo primeiro, com certeza sentirá menos dificuldade do que eu para prosseguir. Que bom que minha opinião vai ajudar você nesse sentido.
      Espero ler suas resenhas em breve.

      Beijos.

      Excluir
  5. Oi, Alana!
    Vejo muita gente falando sobre esses livros, mas acho que não faz muito o meu gênero, mas mesmo assim não descarto a leitura deles em breve.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli.

      Ah, parabéns então, mesmo não fazendo o seu gênero, você não descarta a leitura. A curiosidade falando mais alto hahaha

      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Alana!
    Eu li o primeiro livro e me falta comprar os outros. Decidi não comprar agora na black friday, preferi comprar outros, pq curti ler o primeiro apesar de achar os monstros muito toscos, eu odiei o filme e essa junção de coisas me faz pensar se vale a pena gastar com estes livros sabe. Tenho muita vontade de comprar as sequencias da Intrinseca que realmente estão lindas, mas estou na dúvida. Adorei sua resenha, e conhecer um pouco mais deste segundo livro.
    Ahh, respondi a tag que vc me indicou lá no blog.
    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa.

      Só me falta comprar o último e estou nesta eterna indecisão sobre se compro ou não o primeiro pela Intrínseca hahaha Ah, eu me decepcionei tanto com o filme, senti muita raiva!
      Que bom que gostou da resenha.
      Vou correndo conferir suas respostas.

      Beijooos!

      Excluir
  7. Olá Alana, tudo bem?
    Eu ainda não tive meu interesse despertado para ler esta série, mesmo com todos os elogios. Tenho vontade de assistir ao filme, mas nada que me cause ansiedade. Sua resenha ficou na medida. Consegue nos mostrar o que podemos esperar da leitura e o que você sentiu sobre ela. Espero que o terceiro seja mais animador para você. Eu não gosto quando a série muda de editora. As capas não combinam e ás vezes a revisão fica a desejar. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, tudo bem, e com você?

      Eu fiquei altamente decepcionada com o filme, porque tinha lido o livro primeiro.
      Quanto a ter o interesse despertado, acontece.
      Eu fui atrás muito mais por curiosidade das fotografias do que por opiniões. Há muitas séries pelas quais não tive o interesse despertado também, ainda que sejam populares.
      Gosto de saber que minha resenha ficou na medida, e espero realmente gostar mais do terceiro livro. Quanto à editora, eu odeio quando isso acontece, mas fazer o quê? hahaha

      Beijos.

      Excluir
  8. Nao conhecia mais gostei da resenha, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nequéren.

      Obrigada.
      Espero que você possa conferir.

      Excluir
  9. Olá, já ouvi falar dessa série, mas não sabia que tinha o livro.
    Adorei o post!
    Beijos
    http://www.modaimagem.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Fico feliz em ter feito o post que lhe esclareceu a respeito dos livros.

      Beijos.

      Excluir
  10. Olá,
    Suas resenhas sempre maravilhosas Alana.
    Ainda não li nenhum dos livros, mas estes com toda certeza estão na minha listinha.
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Loysla.

      Nossa, fico feliz pelo elogio, muito obrigada.
      E espero que você possa conferir e resenhar em breve também.
      Beijos.

      Excluir
  11. Não conheci essa tal de ''jacket'' mas acho que todo mundo gosta quando a a aparência do livro é diferenciada e tal haha
    Não li nem o primeiro ainda. Mas estou naquela dúvida interna de ler ou não ler antes de ver o filme ...

    😘
    www.cupidobrega.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline

      Então, eu conhecia, mas só descobri o nome há um tempinho e, claro, aparência diferenciada, edições de luxo, deixam qualquer viciado em livros maluquinho, né?
      Bom, se você estiver disposta a fazer os dois, a ordem nem vai importar tanto, pois há muitas diferenças entre os livros e o filme, de forma que é muito bom para uma comparação e desenvolvimento de uma opinião crítica sobre as diferenças... Quase duas histórias.

      Espero que você possa conferir logo.

      Beijos.

      Excluir
  12. Olá, tudo bem? Essa série parece ser muito boa, pelo menos é o que dizem. Estou doida para ler e adorei sua resenha! :)

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!

      Espero que você consiga ler essa série logo haha
      Muito obrigada querida!

      Beijos!

      Excluir
  13. Oi, Alana!
    Eu não li o primeiro porque achava com uma pegada meio macabra e eu sou medrosa, hahaha.
    Aí vi o trailer do filme e achei super infanto juvenil, bem como você falou, uma coisa meio X Men.
    Acabei nem lendo e nem assistindo.
    Pena que a leitura não foi tão bacana, não foi tão legal quanto o primeiro.
    E Kiss of Deception é uma das minhas próximas leituras. Será que vai bater a ressaca igual com você?
    <3

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teca!

      Essa é realmente uma trilogia para quem quer encarar, mas é medrosa, porque vai descobrir que não há nada para se ter medo.
      Pelo final do segundo livro, tenho fé de que o terceiro vai manter o ritmo.
      Espero, sinceramente, que você tenha ressaca de Kiss of Deception hahahaha
      Quero ler sua resenha.

      Beijos.

      Excluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante para nós!
Deixe aqui o link do seu blog que retribuirei a visita. Beijos ;*


Personalizado por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo